sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O HOMEM COM A ABERTURA NA TESTA - RESENHA

Imaginem um dia acordar e descobrir uma estranha abertura em sua testa. E pior: num rápido exame mais apurado, concluir que a tal abertura se trata de uma vagina. Falante. Esse é o mote dessa estória do escritor amazonense Márcio Santana.
A partir do absurdo acontecimento,desfilam ao longo de quase cem páginas, tipos marginais que acompanham a estranha rotina do funcionário de repartição Constantino e sua nova "companheira", que ganha o nome de Cíntia. A vagina e seu descontente portador passam por uma constrangedora visita ao ginecologista, aturam cantadas em bares, vão ao confessionário, perdem o emprego, tornam-se atração de circo e vivem uma conturbada relação de amor e ódio.
Márcio Santana imprime um ritmo ágil e linguagem simples típicos do conto, gênero literário por onde também se aventura. Essas características fazem de "O Homem com a abertura na testa", uma leitura de supetão, que começa tão rápido quanto acaba, sem perder suas qualidades. Interessante notar o uso contido nas descrições das personagens, delineando em poucas linhas as personalidades inegrantes de Constantino, Padre Fritz e, em especial a temperamental vagina Cíntia, deixando ao gosto do leitor imaginar como eles são e, ao mesmo tempo, dando algumas indicações bem específicas para tal.
"O Homem com a abertura na testa", mostra uma notável evolução nos escritos de seu autor, que também é o fundador da Revista Alternativa Sirrose.
A estória é uma conquista não apenas por seu conteúdo, mas por trazer o frescor de autores contemporâneos ainda a conquistar seu devido espaço na literatura local.

Susy Freitas é jornalista e poeta. Colaboradora da Revista Alternativa Sirrose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário